Mas afinal, o que é Dress Code?
- eu2124
- 10 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Quem já ouviu o termo Dress Code e ficou perdida?
O Dress Code ou Código de Vestimenta é um termo comum em muitas empresas, especialmente nas mais tradicionais, aquelas onde as regras para se vestir são bastante rígidas.
Mas o que isso tem haver com você e como isso pode te ajudar no dia a dia?
Fica comigo que você já vai entender!
Para que serve o Dress Code?
O Dress Code, ou Código de Vestimenta, é uma estratégia utilizada por diversas empresas e pode ter o objetivo de expressar a imagem da organização por meio da imagem dos colaboradores, garantir a segurança do empregado, ou facilitar a identificação do funcionário pelo cliente.
Muitas empresas possuem um Dress Code bem definido e produzem até um manual explicando como o empregado deve se vestir, porém, isso está cada vez menos comum.
Mesmo que a sua empresa não tem um Código de Vestimenta formalizado, isso não quer dizer que ele não exista e não deva ser respeitado. Calma! Falo mais disso adiante. Mas primeiro vamos entender os tipos de Dress Code.
Os tipos de Dress Code
Informal
Em ambientes informais, é permitido “ousar” mais no quesito moda, mas se lembrando sempre do bom senso.
Evite:
decotes profundos;
roupas de festa;
e shorts e vestidos ou saias muito curtos.
Por mais casual que seja é bom lembrar que o ambiente ainda é de trabalho.
No entanto, atente-se ao seu cargo e adeque a sua imagem de acordo com a mensagem que deseja transmitir.
Formal
O objetivo das empresas formais é que os funcionários transmitam seriedade e credibilidade.
Aqui, a formalidade é fundamental, e o vestuário deve ser composto por peças como:
ternos;
camisas sociais;
acessórios discretos;
e itens em cores mais sóbrias.
Cortes muito diferentes, ou cores que chamem muita atenção para as peças, também devem ser evitados. Cabelo e maquiagem também precisam ser mais discretos.
Semi-informal
Nesse caso, as empresas transitam entre o estilo casual e formal, e os profissionais precisam seguir essa regra. Por exemplo: misturar o jeans com uma camisa social ou usar roupas com modelagens mais retas, porém, com estampas.
A dica é nunca tender mais para um lado, sempre prezando pelo equilíbrio. Isso permite que você insira o seu estilo, mas sem perder o profissionalismo exigido pela empresa.
Minha empresa não tem um Dress Code estabelecido, o que eu faço?
Se não existe um Código de Vestimenta formalizado, é provável que seja uma empresa onde as pessoas se vistam de forma Semi-Informal ou Informal, mas ainda assim, a minha dica é observar e ir adaptando a sua forma de se vestir.
Avalie se as pessoas costumam usar jeans e tênis ou calça social e sapato. Perceba como isso está variando ao longo dos dias, e se tiver dúvida, não deixe de perguntar ao seu superior.
Eu sempre costumo dizer nas minhas palestras e paras meus clientes que a mensagem que transmitimos no trabalho é muito importante para nossa carreira e sempre os lembro de que “Roupas contam histórias, então, conte algo interessante! ”
Comments